HISTORIA DO RECIFE

Postagem feita por: Jairo Maia

Ex governador de pernambuco Miguel Arraes de Alencar. sendo entrevistado no canal 2 Tv jornal do comercio pelo diretor de tv Albérico Cavalcante na decada de 60.




Antiga Ponte Giratória

Ponte giratória
Por ocasião da modernização do porto do Recife, cujas obras ficaram a cargo da "Societé de Consttruction du Port de Pernambuco" até 1920, ficou estabelecido que, entre outras obras de apoio, seria construida uma ponte rodo-ferroviária de vão central giratório na embocadura do Capibaribe/Beberibe, rios irmãos que juntos desaguam na bacia do porto.


Pela sua função, essa ponte tomou o nome da Giratória e foi inaugurada no dia 5 de dez embro de 1923, servindo à cidade até a década de 70, quando foi substituída pela atual, denominada "12 de setembro" data que lembra o dia solene da inauguração das reformas do porto, em 1918, quando atracou no cais do armazém 9, o paquete "São Paulo" de Lloyd Brasileiro.

A razão de sua construção deveu-se à necessidade de atender à passagem das embarcações veleiras, que aportavam no cais do Abacaxi, em Santa Rita e no antigo cais do Colégio, na atual praça Dezessete. As pontes destinadas a esse tipo de função, geralmente são de altura compatível com a do maior mastro a navegar na região diante do nivel máximo da mare ou, então, são basculantes. A nossa Giratória era de baixa altura, para permitir o tráfego de trens e ao invés de bascular, girava sua seção central, conforme pode ser visto na foto de ontem. Em razão disso, para evitar acidentes, antes da ponte girar, soava uma sirene e em seguida suas cabeceiras eram barradas com correntes, de onde pendiam avisos alertando os motoristas e pedestres. Entretanto, vários acidentes ocorreram com a queda de caminhões na maré, pela desobediência aos avisos.






Na antiga ponte Giratória havia um mero abarrancado, que roncava à noite e ninguém seria capaz de pescá-lo. De fato, lenda ou verdade, ninguém conseguiu pescar o enorme peixe, que aterrorizou muitos pescadores recifenses.

Com o tempo a ponte, que se destinava à passagem de trens, caminhões e pedestres em pistas isoladas, foi se deteriorando e tornando-se incapaz ao crescente fluxo de transito. Assim, teve que ser desmontada e em seu lugar foi construída uma outra. Diz o folclore da cidade, que houve um acidente, quando se deixou cair cimento nas suas engrenagens por ocasião dos reparos que se tentavam fazer nela.

Como se vê na foto de hoje, o que restou da antiga ponte Giratória foi apenas os pilares de sustentação, onde se destaca o pilar central, que servia de mancal para permitir o giro da seção pivotante da ponte.

Com a desativação da ponte Giratória, ficaram desativados tanto o cais do antigo Porto do Coíégio, como o de Santa Rita, que foi aterrado, local onde se construiu um grande armazém da Cobal e dando margem à instalação provisória dos comerciantes do Mercado de São José, durante sua restauração iniciada no governo de Jarbas Vasconcelos e continuada na segunda administração do prefeito Joaquim Francisco.

















Antiga ponte do Recife

Antiga ponte
Essa ponte, que substituiu a ponte do Recife, construída por Maurício de Nassau, era tipicamente ferroviária e se assemelhava a da Boa Vista que ainda hoje existe, resistindo às intempéries e à violência das cheias do Capibaribe, salva que foi pelo prefeito Augusto Lucena, que mandou restaurá-la dos danos causados pela enchente de 1966, quando ela quase se foi com a maré.


O Recife que se queixa da devastação do bairro de São José e da demolição da Igreja dos Martírios pelo prefeito Augusto Lucena, deve se lembrar de dar-lhe crédito quanto à iluminação da cidade, aberturas de avenidas importantes, como: a Caxangá e a Agamenon Magalhães, construção da monumental sede da Prefeitura, uma das mais bem instaladas do País. Sob a administração do Dr. Lucena a cidade tomou ares de metrópole moderna, melhorando seu transito através da abertura de novas vias de acesso e vestindo-se de uma roupagem nova e bonita. Enfim, o prefeito Augusto Lucena, peío muito que realizou peía cidade, merecer estar ao lado de nomes como os do Conde da Boa Vista,Herculano Bandeira, Pelópidas Silveira, Cid Feijó Sampaio, Geraldo Magalhães, Morais Rego, Novais Filho, entre outros.

Nas cabeceiras da ponte do Recife, ou Sete de Setembro, como era denominada oficialmente, havia dois arcos: do lado do bairro do Recife, o da Conceição; do lado de Santo Antônio, o arco de Santo Antônio.

Para sua construção foi necessário se proceder à demolicão da antiga ponte construída por Nassau, na qual havia várias lojinhas, que foram transferidas para a Praça da Independência, onde permaneceram até o início deste século.

Comparando-se a foto de ontem com a de hoje, vê-se que desapareceram as embarcações que faziam o transporte de açúcar, cereais e frutas para o Recife, aportando no cais da praça Dezessete, ou no de Santa Rita. O transito daquelas belíssimas embarcacões - as barcaças- deixou de existir quando a ponte Giratória foi danificada, tornando-se fixa. Como se vê na foto de ontem, as presenças das embarcações à vela nesse trecho da cidade dava ao Recife muito mais beleza, muito mais intimidade com o mar. Foi uma pena a perda desse detathe tão pitoresco da cidade.






























                               






















               
 Ponte Da Boa Vista(Ponte De Ferro)
 A direita Rua Da aurora E A Esquerda Rua Do Muniz
                                          
                        Palácio  De Friburgoou Das  Torres        
   Em 1643 Era A Sede Administrativa Do Governo Mauricio De Nassau,Foi Demolido Em 1770 E Em 1841 Foi Construido No Mesmo Local O Atual Palácio Do Governo Do Estado De Pernambuco,Aproveitando A Construção Antiga.                                                               
                                    
                                                Ponte Princesa Isabel
  A Sua Direita Câmara Dos Deputados Ginásio Provincial,Que     Passou A ser CEP(Colégio Estadual De Pernambuco)E Que Saudade Do Rio Capibaribe,Cujo O Nome é Devido A Quantidade De Capivara Que Ficavam Se Banhando As Margens Do Rio.
                                     Rua Da Aurora Em 1890.
  Primeira Ponte Princesa Isabel Desemboca No Teatro Santa Isabel,Segunda Ponte,Ponte Da Max Bomba Por Onde Passava O Trenzinho Urbano Hoje Ponte Mauricio De Nassau.
                    A Esquerda Temos A Igreja Do Carmo E Seu  Convento E A Direita A Igreja São Bento,Quando A Cidade De Olinda Fazia Parte Do Recife.                         
   O Farol Do Recife Em 1822  Ao Fundo A Cidade De Olinda,Foto Tirada Do Forte Do Picão Que Foi Demolido Para Ampliação Do Porto Da Cidade Do Recife.
    
                        Forte Do Picão.
  Demolido Algumas  Parte Para Reformas Do Pôrto Do Recife E A Outra Parte Encontra-se A Obra De Francisco Brenan.       









                      







Usina de gás do campo do Jiquiá - 1930
Usina de gas do Campo do Jiquia, onde os "Zeppelins" eram abastecidos.Decada de 1930.Diario de Pernambuco- Caderno Viver - 16/09/1981
[usina_de_gas_do_campo_do_jiquia_1930.jpg]


O fim De Zépelin








CINEMA SÃO LUIZ ANOS 70  

     RECIFE - Avenida Cabanga - 1924 - Hoje Avenida Caxangá                                       

    PALMARES - Praça Maurity - 1924

                    RECIFE - Rua Imperador Pedro II, a partir da esquina da "Lafayette" - 1924

RECIFE - Praça Rio Branco - 1924

 RECIFE - Praça Maciel Pinheiro - 1924

 


                    RECIFE (PE) - Rua do Sol - Ponte de ferro de Caxangá (década de 1910)

Circuito do Derby de Automobilismo em Recife 1952


      Casa de Detenção do Recife Anos 70

Cinema São Luiz - Recife

    Cine Bela Vista - Recife  

    Teatro Santa Izabel - Recife


  Antonio Silvino na porta da casa de detenção em Recife

    Cinema Glória - Recife

      Banda Trepidant's

   Torre de atracação do Zeppelin antes da reforma em Recife

Casa de detenção do Recife (Hoje casa da cultura)

                                         

                                  
 QUINTETO VIOLADO ANOS 70

auditório da radio jornal anos 60 e 70 recife PE


Ponte da boa vista

  Cine Rivoli

  Cine Olimpia


Cine Pathê

 Cine Helvética Recife


 Estação do Trem anos 70, Hoje Estação Central do Metrô

Bar e Restaurante O Velêrio anos 70

Estação Central da Great Western (Década de 1910) Hoje Estação do Metrô Recife

Estação Central do Metrô Anos 60


Avenida Boa Viagem Anos 60

 Avenida Boa Viagem Anos 60 Hotel Boa Viagem

Avenida Boa Viagem Anos 50

 Praia do Pina Anos 60

 Avenida Boa Viagem 64

 Avenida Boa Viagem Anos 60 Terminal de Ônibus

Praia de Boa Viagem Anos 60 

Avenida Boa Viagem Anos 60

 Igreja do Pina

Praia do Pina

Locomotiva G.W.B.R

 Cinema São Luiz Anos 70

  Igreja nossa Senhora do Carmo

 Rua do Sol

 Cine Arte Palácio na Rua da Palma


 Praça e Igreja de Boa Viagem

  Avenida Boa Viagem Anos 50
Avenida Boa Viagem ao Lado Barão de Souza Leão
 Avenida Boa Viagem Anos 1900

 Igreja do Pina e Avenida Herculano Bandeira no Pina
 Avenida Boa Viagem 1960 a Esquerda Herculano Bandeira