ÔNIBUS ELÉTRICO EM RECIFE

O sistema de transporte por trólebus foi inaugurado na cidade de Recife - PE, em 1.960.
A frota inicial era composta de 65 veículos do tipo Marmon Herrington, com equipamento elétrico Westinghouse, procedentes dos Estados Unidos.


Linha de produção dos trólebus na fábrica da Marmon Herrington,
em Indianápolis - EUA.
(Fonte: http://fotolog.terra.com.br/mundotrolleybus:3).


Os trólebus Marmon Herrington, durante chegada
no porto de Recife, em 1.959.
 (Fonte: http://pernambucoonibusclube.blogspot.com/
2010/01/homenagem-cturecife.html).


  
Aspecto da chegada do primeiro trólebus para a viagem inaugural no Recife,
vendo-se o ônibus cercado de admiradores.
(Fonte: http://pernambucoonibusclube.blogspot.com/
2010/01/homenagem-cturecife.html).


Trólebus Marmon Herrington, prefixo 013, atravessando
a ponte entre as ilhas de Recife e Santo Antonio, em 1.961.
 (Fonte: http://www.tramz.com/br/re/tb.html).




Entre 1.962 e 1.964, foram adquiridos 20 trólebus do tipo Caio/Villares.


Imagem rara de um trólebus Caio/Villares, prefixo 085 - extraída de um vídeo 
de Allen Morrison, de 1.980.
 (Fonte: http://video.google.com/videoplay?docid=-8016600455783762727).


Em 1.969, com a desativação do sistema de Belo Horizonte, mais 50 trólebus Marmon Herrington e 5 Massari/Villares foram incorporados à frota, vindos de tal sistema.


Trólebus Massari/Villares, prefixo 139, em 1.980,
adquirido do sistema de Belo Horizonte.
 (Fonte: http://www.tramz.com/br/re/tb.html).


Sendo assim, o sistema se expandiu atingindo sua extensão máxima, com cerca de 100 km de rede elétrica (equivalente em bifilar simples), distribuídos em 20 linhas e uma frota de 140 veículos.
Entretanto, a partir de 1.970 a frota contava apenas com 50 veículos operacionais, devido a dificuldade em se manter os veículos estrangeiros, prejudicando a operação das linhas e ocasionando abandono de parte da rede elétrica (apenas 57 km de rede estavam em operação, num total de 7 linhas).


 Frota total da CTU em 1.979.
 (Fonte: http://br.geocities.com/zostratus12/recife-trolebus-01.htm).


A partir de 1.980, com o programa de revitalização, toda a rede elétrica foi desmontada, para permitir a sua completa reconstrução ao longo de dois corredores principais: Macaxeira e Caxangá - este último com faixas exclusivas  para trólebus. Da frota de trólebus Marmon Herrington, 47 veículos foram reformados, com a troca dos chassis por novos, da Scania e recondicionamento de seus equipamentos elétricos. Em 1.981 foram adquiridos também 12 novos trólebus, do tipo Ciferal/Scania/Tectronic, que operaram até 1.994, quando foram desativados. Ainda em 1.994, um terceiro corredor troncal foi inaugurado, ligando o centro de Recife à cidade de Olinda. 


Trólebus Marmon Herrington, adquirido do sistema de 
Belo Horizonte, após reforma.
(Fonte: http://www.tramz.com/br/re/tb.html).


 O novo trólebus Ciferal/Scania/Tectronic.
(Fonte: http://fotolog.terra.com.br/mundotrolleybus:6).


 Trólebus Marmon Herrington, com nova numeração 
e pintura, após reconstrução, sendo recolhido 
à garagem da CTU (1.999).
(Fonte: http://www.tramz.com/br/re/tb.html).


 Trólebus Marmon Herrington, na avenida Dantas Barreto,
no ano de 2.000.
(Fonte: http://www.tramz.com/br/re/tb.html).


No ano de 2.000 o sistema de trólebus é privatizado, e a CTU - Companhia de Transportes Urbanos de Recife dá lugar à CRT - Cidade de Recife Transportes.
A nova empresa adquire 18 trólebus usados, vindos do sistema de Ribeirão Preto, desativado em 1.999. Estes veículos foram fabricados no início da década de 80, e eram do tipo Caio/Scania/Villares. Dez destes trólebus foram reformados e postos em operação.


Trólebus Caio/Scania/Villares, vindos de Ribeirão Preto - SP.
(Fonte: http://www.tramz.com/br/re/tb.html).


Sete trólebus Marmon Herrington são pintados com a cor da nova companhia, ficando o restante da frota nas antigas cores da CTU.


 Trólebus Marmon Herrington com pintura padrão CRT.
 (Fonte: http://www.tramz.com/br/re/tb.html).


Em 2.001, haviam apenas 31 trólebus em operação, num total de 3 linhas. Posteriormente, as linhas Caxangá e Macaxeira têm seus trólebus substituídos por ônibus a diesel, restando apenas a linha de Olinda em operação, com frota de 10 trólebus Caio/Scania/Villares e 6 trólebus Marmon Herrington.


 Mapa do sistema trólebus na cidade de Recife, em 2.001 - último ano de operação do sistema.
(Fonte: http://www.tramz.com/br/re/tbm.html).


Trólebus Caio/Scania/Villares, em março/2.001.
(Fonte: http://br.geocities.com/row701/recife-trolebus-rib.jpg).


Trólebus Marmon Herrington, em março/2.001.
(Fonte: http://br.geocities.com/row701/recife-trolebus-01.jpg).


Apesar do contrato prever a continuidade da operação dos trólebus, assim como a compra de novos veículos - semelhantes aos "Busscar" operados pela Metra (SP), o sistema foi desativado no final de 2.001.


Trólebus Busscar Low Floor, a promessa de 
renovação da frota em Recife.
(Fonte: http://fotolog.terra.com.br/mundotrolleybus:4).


 Os 6 trólebus Marmon-Herrington e os 10 trólebus 
Caio/Scania/Villares (ex-Ribeirão Preto) ficaram na 
garagem da extinta CTU até 2006, ano em que foram 
desmanchados, neste mesmo local.