Postagem feita por: Jairo Maia
Ex
governador de pernambuco Miguel Arraes de Alencar. sendo entrevistado
no canal 2 Tv jornal do comercio pelo diretor de tv Albérico Cavalcante
na decada de 60.
Por
ocasião da modernização do porto do Recife, cujas obras ficaram a cargo
da "Societé de Consttruction du Port de Pernambuco" até 1920, ficou
estabelecido que, entre outras obras de apoio, seria construida uma
ponte rodo-ferroviária de vão central giratório na embocadura do
Capibaribe/Beberibe, rios irmãos que juntos desaguam na bacia do porto.
Pela sua função, essa ponte tomou o nome da Giratória e foi inaugurada
no dia 5 de dez embro de 1923, servindo à cidade até a década de 70,
quando foi substituída pela atual, denominada "12 de setembro" data que
lembra o dia solene da inauguração das reformas do porto, em 1918,
quando atracou no cais do armazém 9, o paquete "São Paulo" de Lloyd
Brasileiro.
A razão de sua construção deveu-se à necessidade de atender à passagem
das embarcações veleiras, que aportavam no cais do Abacaxi, em Santa
Rita e no antigo cais do Colégio, na atual praça Dezessete. As pontes
destinadas a esse tipo de função, geralmente são de altura compatível
com a do maior mastro a navegar na região diante do nivel máximo da mare
ou, então, são basculantes. A nossa Giratória era de baixa altura, para
permitir o tráfego de trens e ao invés de bascular, girava sua seção
central, conforme pode ser visto na foto de ontem. Em razão disso, para
evitar acidentes, antes da ponte girar, soava uma sirene e em seguida
suas cabeceiras eram barradas com correntes, de onde pendiam avisos
alertando os motoristas e pedestres. Entretanto, vários acidentes
ocorreram com a queda de caminhões na maré, pela desobediência aos
avisos.
Na antiga ponte Giratória havia um mero abarrancado, que roncava à noite
e ninguém seria capaz de pescá-lo. De fato, lenda ou verdade, ninguém
conseguiu pescar o enorme peixe, que aterrorizou muitos pescadores
recifenses.
Com o tempo a ponte, que se destinava à passagem de trens, caminhões e
pedestres em pistas isoladas, foi se deteriorando e tornando-se incapaz
ao crescente fluxo de transito. Assim, teve que ser desmontada e em seu
lugar foi construída uma outra. Diz o folclore da cidade, que houve um
acidente, quando se deixou cair cimento nas suas engrenagens por ocasião
dos reparos que se tentavam fazer nela.
Como se vê na foto de hoje, o que restou da antiga ponte Giratória foi
apenas os pilares de sustentação, onde se destaca o pilar central, que
servia de mancal para permitir o giro da seção pivotante da ponte.
Com a desativação da ponte Giratória, ficaram desativados tanto o cais
do antigo Porto do Coíégio, como o de Santa Rita, que foi aterrado,
local onde se construiu um grande armazém da Cobal e dando margem à
instalação provisória dos comerciantes do Mercado de São José, durante
sua restauração iniciada no governo de Jarbas Vasconcelos e continuada
na segunda administração do prefeito Joaquim Francisco.
Essa
ponte, que substituiu a ponte do Recife, construída por Maurício de
Nassau, era tipicamente ferroviária e se assemelhava a da Boa Vista que
ainda hoje existe, resistindo às intempéries e à violência das cheias do
Capibaribe, salva que foi pelo prefeito Augusto Lucena, que mandou
restaurá-la dos danos causados pela enchente de 1966, quando ela quase
se foi com a maré.
O Recife que se queixa da devastação do bairro de São José e da
demolição da Igreja dos Martírios pelo prefeito Augusto Lucena, deve se
lembrar de dar-lhe crédito quanto à iluminação da cidade, aberturas de
avenidas importantes, como: a Caxangá e a Agamenon Magalhães, construção
da monumental sede da Prefeitura, uma das mais bem instaladas do País.
Sob a administração do Dr. Lucena a cidade tomou ares de metrópole
moderna, melhorando seu transito através da abertura de novas vias de
acesso e vestindo-se de uma roupagem nova e bonita. Enfim, o prefeito
Augusto Lucena, peío muito que realizou peía cidade, merecer estar ao
lado de nomes como os do Conde da Boa Vista,Herculano Bandeira,
Pelópidas Silveira, Cid Feijó Sampaio, Geraldo Magalhães, Morais Rego,
Novais Filho, entre outros.
Nas cabeceiras da ponte do Recife, ou Sete de Setembro, como era
denominada oficialmente, havia dois arcos: do lado do bairro do Recife, o
da Conceição; do lado de Santo Antônio, o arco de Santo Antônio.
Para sua construção foi necessário se proceder à demolicão da antiga
ponte construída por Nassau, na qual havia várias lojinhas, que foram
transferidas para a Praça da Independência, onde permaneceram até o
início deste século.
Comparando-se a foto de ontem com a de hoje, vê-se que desapareceram as
embarcações que faziam o transporte de açúcar, cereais e frutas para o
Recife, aportando no cais da praça Dezessete, ou no de Santa Rita. O
transito daquelas belíssimas embarcacões - as barcaças- deixou de
existir quando a ponte Giratória foi danificada, tornando-se fixa. Como
se vê na foto de ontem, as presenças das embarcações à vela nesse trecho
da cidade dava ao Recife muito mais beleza, muito mais intimidade com o
mar. Foi uma pena a perda desse detathe tão pitoresco da cidade.
Ponte Da Boa Vista(Ponte De Ferro)
Palácio De Friburgoou Das Torres
Em 1643 Era A Sede Administrativa Do Governo Mauricio De Nassau,Foi
Demolido Em 1770 E Em 1841 Foi Construido No Mesmo Local O Atual Palácio
Do Governo Do Estado De Pernambuco,Aproveitando A Construção Antiga.
Ponte Princesa Isabel
A
Sua Direita Câmara Dos Deputados Ginásio Provincial,Que Passou A
ser CEP(Colégio Estadual De Pernambuco)E Que Saudade Do Rio
Capibaribe,Cujo O Nome é Devido A Quantidade De Capivara Que Ficavam Se
Banhando As Margens Do Rio.
Rua Da Aurora Em 1890.
Primeira
Ponte Princesa Isabel Desemboca No Teatro Santa Isabel,Segunda
Ponte,Ponte Da Max Bomba Por Onde Passava O Trenzinho Urbano Hoje Ponte
Mauricio De Nassau.
A Esquerda Temos A Igreja Do Carmo E Seu Convento E A
Direita A Igreja São Bento,Quando A Cidade De Olinda Fazia Parte Do
Recife.
O
Farol Do Recife Em 1822 Ao Fundo A Cidade De Olinda,Foto Tirada Do
Forte Do Picão Que Foi Demolido Para Ampliação Do Porto Da Cidade Do
Recife.
Forte Do Picão.
Demolido Algumas Parte Para Reformas Do Pôrto Do Recife E A Outra Parte Encontra-se A Obra De Francisco Brenan.
Usina de gás do campo do Jiquiá - 1930
Usina de gas do Campo do Jiquia, onde os "Zeppelins" eram abastecidos.Decada de 1930.Diario de Pernambuco- Caderno Viver - 16/09/1981
Usina de gas do Campo do Jiquia, onde os "Zeppelins" eram abastecidos.Decada de 1930.Diario de Pernambuco- Caderno Viver - 16/09/1981
O fim De Zépelin
CINEMA SÃO LUIZ ANOS 70
RECIFE - Avenida Cabanga - 1924 - Hoje Avenida Caxangá
PALMARES - Praça Maurity - 1924
RECIFE - Rua Imperador Pedro II, a partir da esquina da "Lafayette" - 1924
RECIFE - Praça Rio Branco - 1924
RECIFE - Praça Maciel Pinheiro - 1924
RECIFE (PE) - Rua do Sol - Ponte de ferro de Caxangá (década de 1910)
Circuito do Derby de Automobilismo em Recife 1952
Casa de Detenção do Recife Anos 70
Cinema São Luiz - Recife
Cine Bela Vista - Recife
Teatro Santa Izabel - Recife
Antonio Silvino na porta da casa de detenção em Recife
Cinema Glória - Recife
Banda Trepidant's
Torre de atracação do Zeppelin antes da reforma em Recife
Casa de detenção do Recife (Hoje casa da cultura)
QUINTETO VIOLADO ANOS 70
auditório da radio jornal anos 60 e 70 recife PE
Ponte da boa vista
Cine Rivoli
Cine Olimpia
Cine Pathê
Cine Helvética Recife
Estação do Trem anos 70, Hoje Estação Central do Metrô
Bar e Restaurante O Velêrio anos 70
Estação Central da Great Western (Década de 1910) Hoje Estação do Metrô Recife
Estação Central do Metrô Anos 60
Avenida Boa Viagem Anos 60
Avenida Boa Viagem Anos 60 Hotel Boa Viagem
Avenida Boa Viagem Anos 50
Praia do Pina Anos 60
Avenida Boa Viagem 64
Avenida Boa Viagem Anos 60 Terminal de Ônibus
Praia de Boa Viagem Anos 60
Avenida Boa Viagem Anos 60
Igreja do Pina
Praia do Pina
Locomotiva G.W.B.R
Cinema São Luiz Anos 70
Igreja nossa Senhora do Carmo
Rua do Sol
Cine Arte Palácio na Rua da Palma
Praça e Igreja de Boa Viagem
Avenida Boa Viagem Anos 50
Avenida Boa Viagem ao Lado Barão de Souza Leão
Avenida Boa Viagem Anos 1900
Igreja do Pina e Avenida Herculano Bandeira no Pina
Avenida Boa Viagem 1960 a Esquerda Herculano Bandeira